Search
Close this search box.

Cientistas da Universidade de Coimbra criam novo material para dispositivos eletrónicos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Coimbra (UC)) desenvolveu um novo material, um nanocompósito de metal líquido revestido de grafeno, que terá aplicação na próxima geração de dispositivos eletrónicos e painéis solares.

Em comunicado, a UC frisou que o novo material é “altamente promissor para a nova geração de dispositivos eletrónicos”, explicando que pode ser usado “como condutor transparente, com aplicações na próxima geração de dispositivos eletrónicos e painéis solares”.

Segundo a UC, a investigação – desenvolvida no âmbito do projeto WoW do programa Carnegie Mellon Portugal e do MATIS – Materiais e Tecnologias Industriais Sustentáveis, financiado pelo Portugal 2020 – foi tema de capa da última edição da revista científica Advanced Materials Technologies.

Chats em mais de 30 línguas? Projeto arranca em Portugal

A Unbabel juntou-se à Universidade Carnegie Mellon, ao INESC-ID e ao Instituto de Telecomunicações para arrancar com o MAIA, um projeto de investigação que designa um “Multilingual AI Agent Assistants” com o objetivo de melhorar a capacidade de chats desenvolverem conversas em 30 línguas diferentes.